Tecnologias inovadoras impulsionam o setor do calçado
No âmbito do projeto Mobilizador GreenShoes4.0, foram desenvolvidas algumas soluções de planeamento e produção ágil e customização de calçado injetado, bem como ferramentas para dinamizar as vendas de calçado online que foram apresentadas à indústria, no passado dia 16 de maio, nas instalações do CTCP em Felgueiras, no Seminário e Ação de Demonstração GreenShoes4.0: Evolução digital no setor do calçado.
O evento iniciou com uma apresentação dos resultados do projeto, pela Maria José Ferreira, Diretora de investigação do CTCP e coordenadora desta iniciativa.
O seminário seguiu com um primeiro painel, onde foram apresentadas tecnologias avançadas de planeamento e produção de calçado customizável e calçado com sola injetada. Trata-se de ferramentas de planeamento, desenvolvidas pelo INESC TEC e pela OFICINAWARE e já estão implementadas na empresa de calçado profissional AMF, onde apresentam resultados muitos positivos.
O objetivo deste projeto foi, essencialmente, aumentar a taxa de ocupação da máquina de injeção. Segundo o representante da empresa, André Santos, estas alternativas vieram solucionar esse problema. “A máquina estava com taxas de 65% de ocupação quando fazíamos o planeamento manual. Este planeamento ocupava dezenas de horas por semana e agora, com estas soluções, demoramos entre 3 a 4 horas por semana. Foi uma diferença abismal tanto para a equipa de planeamento, como para a taxa de ocupação das máquinas. Agora a taxa de ocupação subiu cerca de 20%, situando-se em cerca de 85%” afirma André Santos da AMF.
Tratam-se de soluções que agilizam os processos de planeamento e de injeção e podem ser aplicadas em empresas que produzem calçado de moda ou técnico e solas.
O segundo painel foi dedicado a tecnologias que permitem pesquisar online e sugerir aos clientes e consumidores a compra de calçado, com base em fotos ou desenhos e agilizar as encomendas e transporte dos produtos adquiridos online. Inovações desenvolvidas pela equipa do Grupo Kyaia em colaboração com o CCG.
“As três empresas do grupo tinham problemas identificados e, em conjunto com os parceiros desta atividade, conseguimos desenvolver soluções que vieram resolver os problemas apresentados” afirma Francisca Magalhães, representante do grupo Kyaia.
Foi desenvolvido um módulo de segmentação automática de fotografias, que veio facilitar o processo de elaboração de catálogos, diminuindo o tempo deste processo, uma vez que automatizou várias tarefas que eram anteriormente realizadas por operadores.
Foi também desenvolvida uma ferramenta que facilitasse o sistema de pesquisa de calçado online, que permite fazer de forma automática a descrição do sapato, classificando o calçado em 4 categorias: tipo de sapato, cor, tamanho de salto e género. Estas tecnologias permitem automatizar este processo de alimentação da loja online e elaboração de catálogos.
O evento terminou com a sessão prática de demonstração das novas tecnologias apresentadas pelos parceiros, assim como produtos de calçado com menor pegada ambiental, novos couros mais “verdes” e solas em materiais inovadores.
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